Saiba tudo que é preciso para realizar trabalhos em altura com segurança
![](https://www.tradimaq.com.br/wp-content/uploads/2024/12/DSC01975-scaled.webp)
Trabalhos em altura fazem parte do rol de atividades mais perigosas para os colaboradores, e por isso é necessário que sejam tomados muito cuidados durante sua execução.
A importância desses cuidados é tão grande, que a legislação brasileira conta com uma norma reguladora para esse tipo de serviço. A NR 35 determina que haja treinamento específico para os colaboradores – com periodicidade mínima de 2 anos –, que sejam fornecidos os EPIs adequados e que sejam oferecidas condições seguras de acesso, movimentação e trabalho.
Além desses três pontos, para oferecer segurança ao trabalho em altura, é preciso que, antes da iniciação do serviço, sejam feitas:
- Uma análise de risco, identificando os possíveis perigos do local
Dentro dessa avaliação, é preciso que se verifique se escadas e plataformas estão firmes, sem rachaduras e com boa capacidade de suporte. Os equipamentos de elevação que serão utilizados também precisam ser inspecionados.
- Uma avaliação da estrutura disponível, confirmando que é segura e suporta o peso dos trabalhadores e dos materiais
Deve-se avaliar as condições de andaimes, plataformas e telhados, e ainda fazer a ancoragem correta dos equipamentos de proteção. O ponto de ancoragem precisa suportar pelo menos 2.000 kg de carga e deve ser feito em um local onde a força do impacto seja distribuída de maneira segura.
- Identificação de quais EPIs são necessários para aquele trabalho
Além dos EPIs individuais – como cintos de segurança, capacetes, cordas, luvas de proteção etc. –, a segurança coletiva também deve ser garantida. É necessário que sejam feitas as sinalizações necessárias da área, assim como a instalação de barreiras ou grades em locais de risco. Quando possível, é interessante a instalação de redes de proteção, que podem impedir que o trabalhador caia, criando uma camada adicional de segurança.
- Manutenções e inspeções de equipamentos
Todos os equipamentos utilizados no trabalho em altura devem ser periodicamente inspecionados antes do trabalho em questão. Isso inclui inspeção de cintos, cordas e mosquetões para garantir que não haja desgaste ou danos e manutenção de plataformas e andaimes para garantir que estejam estáveis e seguros.
Ainda é preciso cuidar para que haja uma supervisão contínua durante o trabalho, garantindo que o trabalhador seja acompanhado por um supervisor capacitado para intervir em caso de emergências.
Ou seja: a segurança no trabalho em altura exige uma combinação de práticas preventivas, uso adequado de equipamentos e treinamento contínuo. São muitos os detalhes a serem levados em conta, mas são eles que permitem que os colaboradores possam exercer suas funções de maneira plena e segura.