Pular para o conteúdo
Empilhadeiras

Preciso ter empilhadeiras e plataformas em minha operação?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A utilização combinada de empilhadeiras e plataformas de trabalho aéreo em uma operação requer planejamento detalhado, observação das normas de segurança e coordenação eficiente entre os equipamentos. Isso pode acontecer em situações específicas em que as funções de ambas as máquinas se complementam, como as enumeradas a seguir:

 

  1. Carga e descarga de materiais em altura

Nesse caso, a empilhadeira é usada para elevar ou transportar materiais até uma determinada altura, enquanto a plataforma permite que trabalhadores operem diretamente no local para realizar ajustes, fixações ou montagem.  

  1. Montagem ou manutenção industrial

Nesse tipo de situação, a empilhadeira movimenta e posiciona peças grandes ou equipamentos no local de trabalho, enquanto a plataforma aérea é usada para que trabalhadores executem tarefas em altura, como montagem ou ajustes. 

  1. Construção civil ou manutenção de estruturas

Aqui, durante a construção de edifícios ou galpões, a empilhadeira pode elevar materiais de construção (chapas, vigas, etc.), enquanto a plataforma permite que os trabalhadores tenham acesso seguro às alturas para realizar a instalação ou montagem.  

  1. Organização de almoxarifados e centros logísticos

Nos casos de organização de estoques em galpões, a empilhadeira posiciona os materiais em prateleiras altas, e a plataforma é usada para inspeção, etiquetagem, ou verificação do material armazenado. 

  1. Instalação ou troca de equipamentos em áreas industriais

Nesses casos, a empilhadeira transporta e posiciona equipamentos pesados, enquanto a plataforma permite que os técnicos executem conexões elétricas, hidráulicas ou mecânicas em altura.  

 

Para que plataformas e empilhadeiras sejam usadas de forma conjunta, é preciso que a operação seja previamente planejada, evitando conflitos entre os equipamentos e reduzindo os riscos. É necessário também que haja um supervisor responsável por coordenar o uso simultâneo das máquinas.

Além disso, durante o treinamento dos operadores, é preciso que seja inserida uma certificação específica que inclua instruções sobre operações conjuntas, como distâncias mínimas de segurança e comunicação.  

Caso você tenha mais dúvidas sobre a utilização de empilhadeiras e paleteiras, pode entrar em contato com o time Tradimaq! Temos um suporte pronto para te atender e te ajudar a fazer as melhores escolhas para sua operação.

Artigos
relacionados

Empilhadeiras

Conheça as máquinas transpaleteiras e suas principais funções

As máquinas transpaleteiras (também chamadas de “paleteiras”) são essenciais para agilizar processos logísticos e reduzir o esforço físico dos operadores. ...

Empilhadeiras

Conheça mais sobre máquinas retráteis e suas funções

Máquinas retráteis são equipamentos que possuem a capacidade de movimentar-se de forma compacta. Assim, elas podem recolher ou esconder algumas ...