Pular para o conteúdo
Plataformas

Conheça a plataforma telescópica

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Você já descobriu um pouco mais sobre a plataforma tesoura em um outro artigo do nosso site. Agora é hora de conhecer mais a plataforma telescópica, uma forma diferente de possibilitar trabalhos em altura. Diferentemente da plataforma tesoura, a telescópica usa um sistema de braços telescópicos (e não cruzados, em formato de tesoura) que se estendem verticalmente, permitindo que ela alcance alturas maiores. Por conta dessa diferença, elas são mais versáteis, podendo chegar a áreas com obstáculos ou que exigem ângulos específicos. 

Porém, entre as plataformas telescópicas também existem diferenças. Em relação à fonte de energia, podemos encontrar:

 

Plataformas elétricas: funcionam com baterias elétricas, sendo ideais para usos internos, em ambientes fechados, por serem mais silenciosas e não emitirem poluição. Apesar dessas qualidades, elas são limitadas em relação à capacidade de carga e altura quando comparadas às plataformas a diesel.

Plataformas a diesel: como o nome sugere, elas funcionam com motor a diesel, o que gera mais liberdade, já que não dependem da carga de baterias. Sua robustez garante maior capacidade de carga e altura, além de serem adequadas para usos externos, em terrenos irregulares. Seus pontos fracos, porém, são a emissão de gases poluentes, seu barulho elevado e a necessidade de manutenções mais regulares.

Plataformas híbridas: versáteis, elas combinam motores elétricos e a diesel. Porém, essa flexibilidade pode custar um alto preço.

 

Há ainda diferenças em relação à estruturas das plataformas, podendo-se encontrar:

 

Plataformas articuladas: possuem braços articulados que permitem acessar áreas de difícil alcance, e são ideais para trabalhos que exigem manobras em espaços apertados. Porém, não são indicadas para espaços em terrenos irregulares, por serem menos estáveis.

Plataformas retas ou de mastro: com grande estabilidade em altura e capacidade de carga elevada, essas plataformas são elevadas verticalmente, sem articulações, sendo perfeitas para trabalhos que requerem elevação direta.

Plataformas de cesta: comuns em serviços de manutenção em altura, essas plataformas são móveis e podem ser elevadas por um guindaste ou sistema de suporte. 

 

Nos modelos mencionados, é necessário que os operadores sejam devidamente treinados e estejam sempre utilizando os EPIs essenciais para o trabalho. Além disso, deve-se ter um cuidado especial com a manutenção, fazendo sempre a lubrificação de partes móveis e a verificação de componentes como freios, motores e sistemas hidráulicos.

 

Em todos esses pontos, a Tradimaq pode te ajudar! Converse com nossos consultores e descubra qual a melhor plataforma para a sua operação. Conte conosco para entender melhor os pontos principais de cada máquina, tenha acesso ao nosso catálogo com os melhores modelos para aluguel e venda, descubra tudo que nossos serviços de manutenção têm a oferecer e ainda disponha de nosso estoque de peças originais.

Artigos
relacionados

Plataformas

Como cuidar de suas plataformas elevatórias

As plataformas elevatórias são ferramentas essenciais para trabalhos em altura. Porém, para que elas apresentem o melhor custo-benefício para sua ...

Plataformas

Entenda as diferenças entre as plataformas diesel e elétricas

Atualmente, é possível encontrar diversos modelos de plataformas no mercado, cada um podendo atender a uma série de demandas de ...