Pular para o conteúdo
Logística

Defeitos mais comuns em Máquinas Pesadas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A utilização de maquinário pesado é fundamental no dia a dia de diversas empresas, e seu manuseio requer cuidados específicos para que seja mantida a produtividade da operação.

Um ponto de extrema necessidade nesses casos é manter uma manutenção assertiva, e, para isso, é importante conhecer todos os desafios que podem surgir no emprego dessas máquinas. Pensando nisso, separamos alguns defeitos mais comuns para que você possa se atentar e, assim, manter seu maquinário funcionando em perfeito estado.

Antes de mais nada, saiba que é normal que as peças se desgastem ao longo do tempo, principalmente com o uso mais intenso. Para evitar que esse desgaste cause problemas, é preciso que haja uma atenção especial aos cuidados básicos, como limpeza, verificação de níveis, uso de peças e combustíveis de qualidade e programação de manutenções preventivas. Além disso, saiba que há três possíveis tipos de problemas que podem ocorrer com suas máquinas: os defeitos súbitos (que acontecem de forma abrupta), os defeitos graduais (que dão sinais aos poucos) e os defeitos intermitentes (que são imprevisíveis).

 

Em relação às falhas mais comuns, temos:

1. Problemas no sistema hidráulico

Considerado o “coração” das máquinas, o sistema hidráulico pode apresentar problemas que travarão a mobilidade destas. Para evitar que isso ocorra, siga sempre as instruções do fabricante em relação à utilização de fluidos hidráulicos e à lubrificação dos elementos. Não se esqueça também de manter a limpeza e utilizar apenas óleos lubrificantes de boa procedência, tomando ainda o cuidado de verificar com frequência a possibilidade de vazamentos em mangueiras e conexões.

2. Problemas no sistema de injeção

Responsável por fornecer energia ao motor, esse sistema pode falhar quando há a utilização de combustíveis de má qualidade ou a falta de manutenções preventivas que promovam a troca dos filtros de óleo e a verificação da pressão do combustível.

3. Problemas no sistema elétrico

O sistema elétrico permite que a máquina se movimente, e sua conservação depende também do cuidado com o ambiente. Problemas com umidade e temperaturas elevadas, por exemplo, podem prejudicar circuitos e partes de plástico desse sistema, causando pausas não programadas. Além disso, o manuseio inadequado, sem o cuidado com a segurança, pode gerar acidentes.

 

No geral, é inevitável que máquinas pesadas passem por reparos, mas o que vai determinar a gravidade de um problema é, principalmente, o cuidado preventivo. Dessa forma, é preciso que, ao lidar com uma máquina, o operador conheça suas especificidades, sabendo também quando é a hora de uma manutenção preventiva.

Para ter um apoio no cuidado com suas máquinas, procure os especialistas em assistência técnica da Tradimaq e conte com toda a nossa expertise em máquinas pesadas. Estaremos sempre prontos para atendê-lo da melhor forma!

Fale agora com nossos especialistas.

Artigos
relacionados

Logística

Como economizar combustível do seu maquinário?

No dia a dia de uma empresa, há sempre a busca pela otimização de processos e de materiais. Com isso, ...